Quinze municípios de Pernambuco decretaram estado de calamidade pública por causa da chuva forte dos últimos dias. Só na cidade de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, quatro mil pessoas estão desabrigadas.
Nos últimos dois dias choveu em Ribeirão mais do que a média esperada para todo o mês de maio. Com a chuva forte, subiu o nível dos rios Amaraji e Ribeirão, que cortam a cidade, e a água invadiu as casas. Alguns bairros ficaram completamente ilhados, como o bairro Ferroviário, em Ribeirão. E muitos moradores tiveram de se ajudar como foi o caso do morador Herlon Vasconcelos, que passou a noite levando e trazendo pessoas nesse barco, salvando muita gente.
Em Barreiros, o rio também transbordou. Com medo da enchente, moradores começaram uma correria para tirar móveis e eletrodomésticos de dentro de casa.
No domingo (29), o presidente Michel Temer se reuniu no Recife com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e prefeitos de cidades do interior atingidas pelas chuvas. O presidente prometeu R$ 600 milhões em ajuda emergencial.
O trabalho para atender os desabrigados já começou. Em Ribeirão, cinco escolas estão recebendo as famílias que tiveram de deixar as casas. Muitos moradores ainda não sabem o tamanho do prejuízo que tiveram com as enchentes.:
Fonte: Jornal Hoje.
Imagens do Google !
Sem comentários:
Enviar um comentário